Aprendizagem Inclusiva

Aprendizagem Inclusiva

terça-feira, maio 19, 2015

O que é TDHA?

É uma alteração do desenvolvimento da atenção, da impulsividade e da conduta governada por regras (obediência, autocontrole e resolução de problemas), que se inicia nos primeiros anos do desenvolvimento; é significativamente crônica e permanente na sua natureza e não pode ser atribuída ao atraso mental, surdez, cegueira ou algum déficit neurológico maior ou a outras alterações emocionais mais severas, como psicose ou o autismo, por exemplo.” (CAMAÑES, GARCIA, MENDEZ, 2008)

Criança diagnosticada com TDHA
Criança hiperativa / retraída:
            Seu sono é agitado, cheio de pesadelo geralmente, claustrofóbicos. Por estresse, adormece facilmente quando sentado. Não consegue prestar atenção na aula, está sempre cansado, sonolento, deprimido e impulsivo.
 Hiperatividade:
-  Agita as mãos, os pés ou se mexe na cadeira;
-   Abandona a cadeira em situações nas quais se espera que permaneça sentado;
-   Dificuldade em envolver-se silenciosamente nas atividades de lazer e outras;
-   Frequentemente age como se estivesse “a todo vapor”;
-   Fala em demasia.
-  É uma criança acelerada



Desatenção
     - Deixa de prestar atenção a detalhes ou erra por descuido em atividades escolares e profissionais – problemas de aprendizagem;
-  Dificuldade para manter a atenção em tarefas;
-  Parece não escutar quando lhe dirigem a palavra;
- Não segue instruções e não termina tarefas escolares, domésticas ou deveres profissionais;

-  Evita se envolver em tarefas que exijam esforço mental constante;
-   Dificuldade em organizar tarefas e atividades;
-   Perde coisas necessárias para atividades;
-  Esquece as atividades diárias.

Diagnostico

         Avaliação do paciente em mais de um ambiente;
         Pelo menos 6 dos sintomas de desatenção e/ou hiperatividade devem estar presentes;
         Sintomas presentes com prejuízos antes dos 7 anos;
         Prejuízos nos setores vitais = social, acadêmico e/ou profissional;
         A avaliação diagnóstica deve envolver os pais, a criança e a escola (professores e equipe).
Comportamento do portador de TDAH:
          Chora constantemente quando recém-nascido;
         Apresenta bruxismo e sonambulismo;
         Criança teimosa e rebelde;
         É desajeitado, quase tudo caí das mãos;
         Nunca presta atenção a detalhes;
         Tem problemas em ambientes agitados;
         É socialmente desinibida, sem reservas e despreocupada;
         Apresenta problemas na orientação esquerda e direita;
         Parece ouvir bem em algumas situações e em outras não;
         Tem dificuldade em ouvir em ambientes ruidosos;
         Não consegue se concentrar por muito tempo, devido à sua dificuldade em memorizar;
         Não segue as instruções determinadas nem termina as lições;
         Perde objetos com facilidade;
         Tem dificuldade em entender palavras e conceitos;
         Coloca letras em ordem incorreta ou as troca;
         Apresenta problemas gramaticais;
         Tem dificuldades para distinguir formas e tamanhos;
         Tem problemas quanto a colorir, escrever e recortar;
         Demonstra falta de estabilidade no uso das mãos;
         Visualiza letras e palavras ao contrário;
         Falta planejamento e organização nas redações;
         Esquece facilmente o que tem de fazer;
         Distrai-se facilmente com estímulos insignificantes;
         Apresenta retardo no desenvolvimento da linguagem;
         Tem problemas em permanecer sentado;
         Explode com facilidade;
         Fala muito;
         Não consegue manter relacionamento;
         Não obedece medidas disciplinares;
         Administra mal o tempo;
         Apresenta inconsistência de raciocínio;
         Outros relacionados a desatenção, hiperatividade e impulsividade.




Intervenção


         Psicoterapia;
         Orientação e terapia familiar;
         Participação da escola (família/escola);
         Tratamento medicamentoso;
         Atividades complementares. Ex: esporte, dança e outras.


Algumas sugestões

         Verifique se foi feita uma avaliação adequada;
         Peça ajuda – pesquise;
         Evite colocar alunos nos cantos da sala, onde a reverberação do som é maior / sentada próxima à mesa;
         O professor deve conhecer a dificuldade do aluno, compreendendo-os como pessoas;
         Aprender a agir de acordo com regras;
Criatividade e dinamicidade do professor são características fundamentais
         Descubra o estilo de aprendizagem
do aluno;
         Explore os saberes com linguagens diferentes;
         Proporcione o sentimento de pertencer à classe;
         Faça pausas e crie expectativa ao explicar o tema.
         Aprenda a dar retorno, o que vai ajudar a criança a tornar-se auto-observadora.
         Não fale de costas, mantenha sempre o
contato visual;
         Utilize várias atividades, em vez de concentrar o mesmo tipo de tarefa em um só período;
         Repita ordens e instruções; faça frases curtas e peça ao aluno para repeti-las, certificando-se de que ele entendeu;
         Estabeleça claramente os limites para a convivência escolar.
         Dar uma função oficial às crianças, como ajudantes do professor; isso faz com que elas melhorem e abram espaços para o relacionamento com os demais colegas.

Saiba mais
http://cursohiperatividade.blogspot.com.br/p/11-atividades-indicadas-para-se.html

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